A Mãe com COVID-19 e o Aleitamento Materno
1. O vírus da COVID-19 pode ser transmitido ao feto durante a gravidez?
2. Grávidas podem ser vacinadas contra a COVID-19?
3. O vírus da COVID-19 pode ser transmitido através do leite materno?
4. Lactantes podem ser vacinadas contra a COVID-19?
O vírus da COVID-19 pode ser
transmitido ao feto durante a gravidez?
Não, até agora não há evidência que comprove que o vírus possa ser transmitido ao feto através da placenta. Contudo, foram relatados casos de prematuridade e baixo peso à nascença em recém-nascidos cuja mãe teve infeção por SARS-CoV-2 durante a gravidez.
Quanto aos efeitos da COVID-19 nas mulheres grávidas, tem-se verificado que não difere muito da restante população, no entanto, se a mulher tiver febre alta no primeiro trimestre da gravidez, há possibilidade de ocorrer malformações congénitas no feto.
Grávidas podem ser vacinadas
contra a COVID-19?
Sim, grávidas podem e devem ser vacinadas contra a COVID-19, tendo em conta que são consideradas um grupo de risco e são mais predisponentes a desenvolver a doença grave.
Segundo a DGS, para serem vacinadas, as mulheres grávidas necessitam de cumprir alguns requisitos:
- Mais de 16 anos;
- Idade Gestacional de 21 semanas ou mais;
- Ter sido realizada a ecografia morfológica antes do ato de vacinação.
Quanto aos efeitos secundários pós-vacina, não foram documentadas nenhumas diferenças em relação às mulheres não grávidas, aliás foram também apresentadas evidências no que diz respeito ao facto de que mulheres gravidas vacinadas têm melhores desfechos, tanto a nível da gravidez, como a nível da saúde do recém-nascido.
O vírus da COVID-19 pode ser
transmitido através do leite materno?
Não, ainda não foi detetado o vírus da COVID-19 no leite materno, pelo que as recomendações atuais da OMS mostram que a amamentação deve prevalecer mesmo nas mães com COVID-19.
No entanto, o ato de amamentar é uma decisão exclusiva da mãe, sendo que caso a mesma não pretenda amamentar existem outras opções, como por exemplo: fazer a extração do leite materno, recorrer a bancos de leite materno, amas de leite e em último caso optar por fórmulas lácteas desde que sejam adequadas às necessidades do bebé.
Em qualquer uma destas opções a mãe deve ter em atenção alguns cuidados de higiene como:
- Uso de máscara cirúrgica enquanto amamenta;
- Lavar as mãos, especialmente antes de tocar no bebé;
- Limpar/desinfetar todas as superfícies e materiais que possa ter tocado/usado;
- Não é necessário lavar as mamas antes de amamentar.
Lactantes podem ser vacinadas
contra a COVID-19?
- A mulher a amamentar pode ser vacinada quando desejar;
- Não há intervalo de tempo de espera obrigatório antes de a mulher poder amamentar após ser vacinada;
- As grávidas e as lactantes após terem contraído a infeção por SARS-CoV-2, só poderão receber uma dose da vacina, e esta dose só poderá ser administrada 3 meses após a infeção.
Estudos revelaram que os anticorpos induzidos pela vacina contra a COVID-19 aumentaram nas mulheres a amamentar e passaram para o recém-nascido através do leite materno, o que é de extrema importância uma vez que estes anticorpos têm um papel crucial no sistema imunitário da bebé.