Criar hábitos para dormir no bebé

1. Sono e Repouso

2. Criar hábitos para dormir

1. Sono e Repouso

Quantidade e Qualidade do Sono

O sono/repouso do vosso bebé inicia-se ainda no útero, entre as 21º e 24º semanas, sendo uma fase essencial para o desenvolvimento físico e mental, pois é este que promove o crescimento do bebé após o nascimento.

Assim, é completamente natural o recém-nascido passar grande parte do tempo a dormir, tal como indicado pelo gráfico abaixo representado.

Todavia, a quantidade de sono não é suficiente, é também relevante a qualidade desse sono.

Este indicador pode ser observado através das seguintes características evidenciadas durante o sono:

Posição Fetal

Rosto Descontraído

Sono sem interrupção

Bom humor no momento em que acorda

Sinais Indicativos de Sono

Os sinais evidenciados por um bebé quando está com sono não diferem muito de um adulto. Além do choro característico do sono e cansaço, o bebé apresenta uma linguagem corporal muito característica, começa a bocejo, a "esfregar" os olhos, as pálpebras encontram-se entreabertas e começa a procurar encosto e aconchego.

Segurança do Sono

Para que o bebé durma em segurança, existem algumas recomendações a seguir, nomeadamente:

Temperatura do local entre 18ºC e 21ºC;#
Deitar o bebé de barriga para cima, com a cabeça lateralizada para um dos lados;
Evitar que a cabeça fique coberta, uma vez que isto ao aumento da temperatura e sobreaquecimento;
Evitar o uso de adornos como cobertores, brinquedos e almofadas pois podem ficar próximos das vias aéreas e dificultar a respiração;
Deitar o bebé na parte inferior do berço, de preferência com os pés encostados no fundo do mesmo e com o lençol colocado ao nível das axilas;

Saco de dormir

Uma opção segura, será a utilização do saco de dormir;

Devem ser consideradas as medições, bem como, a estação do ano. 


2. Criar hábitos para dormir

Dia e Noite

A criança começa a estabelecer os seus hábitos de sono entre o 2º e 3º mês, passando a dormir menos horas durante o dia e a dormir mais durante a noite.

Mas para o bebé começar a distinguir o dia e noite precisa da ajuda dos pais.

Deste modo, durante o dia, mesmo que o bebé esteja a dormir, deve-se:

Manter um ambiente com claridade;

Realizar atividades normais do dia-a-dia, nomeadamente aspirar, ver televisão, conversar e interagir normalmente com o bebé.

À noite, podem criar um ambiente propício através:
De silêncio e da pouca luminosidade;

Criar algumas rotinas para que este associe o momento à altura de dormir, por exemplo, dar banho ao bebé antes de o deitar, trocar a fralda, alimentá-lo ou ler-lhe uma história todas as noites.

E agora, onde o deitar o bebé? Na cama dos pais ou no berço?

Co-sleeping

Traduzido para português como dormir no mesmo quarto e refere-se a qualquer situação em que os pais dormem muito próximos ao bebé, mas não na mesma cama, tornando assim mais fácil o acesso.

Bedsharing

Consiste na partilha da mesma cama entre o bebé e os pais.

Esta modalidade é contraindicada pelas organizações de saúde e todos os estudos apontam para uma exposição do bebé a mais riscos, nomeadamente, aumento da temperatura local do bebé, respirar o ar expirado pelo pai ou pela mãe, que é pouco oxigenado, magoar o bebé enquanto se movimentam, entre outros.

No entanto, se mesmo assim, os pais persistirem em partilhar a cama com o bebé, devem adotar medidas de segurança rigorosas. Atualmente, existem superfícies semelhantes a berços que são colocadas na cama do casal e fazem com que a criança esteja restrita a esse mesmo local, fazendo também com que o bebé e os pais tenham o seu próprio espaço, tal como podemos observar na imagem.

Para além desta solução, existe uns lençóis com um sistema inovador, que permitem reter o bebé na cama, evitando assim que este deslize e fique com a cara tapada. Estes lençóis possuem umas molas, as quais são apertadas consoante as dimensões do bebé.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora