Estimular a criança
1. Estimular o feto
2. Estimular o recém-nascido
1. Estimular o feto
Importância da estimulação do feto
O desenvolvimento cerebral do bebé inicia-se quando este ainda está no útero da mãe, por volta das 8 semanas de gestação, pelo que a sua estimulação vai levar ao desenvolvimento da sua capacidade cognitiva e da sua memória.
Pelo contrário, quando o cérebro do bebé não é estimulado, as suas células - os neurónios - tornam-se mais fracas, podendo mesmo acabar por ser destruídas.
Sentidos que podem estimular durante a gestação
Tato
Paladar
Audição
Tato
O tato é o primeiro sentido que o bebé desenvolve, iniciando-se na 6ª/7ª semana de gestação, pelo que podem estimular este sentido através do toque, da massagem abdominal e de materiais com diferentes texturas.
Toque...
Indicado ao sentir o movimento do feto, pois o bebé tem perceção de que recebeu resposta ao seu movimento.
Massagem abdominal...
Movimentos suaves em zonas onde sentem a movimentação do vosso bebé, contribuindo para desenvolver a coordenação motora e muscular.
Diferentes texturas...
Cria sensações diferentes permitindo ao bebé criar memórias de diferentes tipos de sensações táteis, exemplo disso é a mão do pai, que difere da mão da mãe ou massajadores.
Paladar
Por voltas das 14 semanas de gestação é esperado que as células gustativas do bebé já se apresentem desenvolvidas.
De acordo com alguns estudos, os diferentes aromas dos alimentos que a mãe ingere passam para o líquido amniótico, que o bebé inala e ingere, pelo que irá conseguir distinguir quatro sabores: o açucarado, o salgado, o ácido e o amargo.
Assim, é importante que a alimentação da mãe seja variada e equilibrada durante a gravidez, de forma a que o feto tenha a perceção que existem diferentes tipos de alimentos, sentindo o seu odor e o seu paladar, reconhecendo-os após do nascimento.
Audição
O ouvido do bebé começa a desenvolver-se à 4ª semana de gestação e, às 28 semanas já é capaz de vos ouvir.
Este sentido pode ser estimulado conversando com o bebé, lendo-lhe histórias ou ouvindo música, uma vez que permitem que ele crie memórias da vossa voz e que comece também a reconhecer o idioma que irá falar.
Os sons que melhor se propagam através do líquido amniótico são os mais graves, como é o caso da voz paternal e de instrumentos musicais, como o violino. Há estudos que revelam que os bebés que, ao longo da gestação, foram estimulados com sons de violino apresentam maior capacidade cognitiva, motora e linguística, bem como uma maior sensibilidade.
Para além destes, os sons de instrumentos como o piano e os tambores também se propagam bem através do líquido amniótico, pelo que músicas onde estes instrumentos são tocados são utilizadas para proporcionar momentos de relaxamento, tanto para a mãe como para o feto.
Contrariamente a este facto, quando é colocada música rock está comprovado que os bebés ficam mais agitados.
2. Estimular o recém-nascido
Sentidos que podem estimular após o nascimento
Dentro do útero, o feto não recebe estímulos luminosos suficientemente brilhantes para estimular o desenvolvimento do olho, por isso quando nasce, o bebé só é capaz de focar a uma distância de 30 cm, o que normalmente corresponde à distância compreendida entre o seu rosto e o de quem lhe pega ao colo.
A partir dos 10 dias de vida, o bebé já consegue reconhecer a face materna e, normalmente, a partir dos 3 meses de idade começa a reconhecer as faces dos familiares.
Perante isto, inicialmente, podem oferecer objetos com contraste preto e branco porque são as únicas cores que o recém-nascido consegue distinguir e, mais tarde, por volta dos 2/3meses, podem optar por oferecer objetos brilhantes e coloridos, pois estes promovem a diferenciação das cores. Outra forma de estimular o foco da atenção da criança é realizar mímicas de rosto.
Estimular o bebé a qualquer hora
Não há um momento próprio para estimular o bebé, pelo que a sua estimulação deve estar enquadrada na rotina da família ao longo do dia.
Eis alguns momentos da rotina do bebé que podem ser utilizados para o estimular:
Ao acordar
Estimular o bebé conversando com ele, mostrando-lhe o quarto ou os seus brinquedos.
Momento do banho
Massajar o bebé, expor o
bebé a diferentes temperaturas e a diferentes texturas. Aproveitar também para, conversar,olhar e sorrir para o bebé.
Durante a alimentação
Estimula-se a sensibilidade através do reflexo de sucção, a visão, olhando a face da mãe, o paladar e olfacto e, mais tarde, a coordenação motora ao se alimentar com a colher.
Troca de fralda
Também na troca de fralda se estimula as sensações através de diferentes texturas e temperaturas. Importante também interagir com o bebé.
Ao passear
A exposição à luz solar, a diferentes odores e a diversos sons permite desenvolver os seus sentidos.