Lidar com o choro do bebé
1. COMO RESPONDER AO CHORO DO BEBÉ?
Responder logo ou esperar?
O choro do bebé, no primeiro mês de vida, é um reflexo, ou seja, é uma forma inata dele sinalizar as suas necessidades, sendo por isso essencial, que nesta altura, a resposta da mãe e do pai ao choro seja imediata.
A partir do primeiro mês, o bebé vai aprendendo
e integrando os estímulos, passando o choro a ser um comportamento voluntário. Neste sentido, o importante é que
consigam encontrar o tempo de espera certo para cada bebé.
"Encontrar o tempo de espera certo para cada bebé e aumentar progressivamente a resposta ao seu choro."
2. Padrão de choro
O choro tem um padrão melódico e a sua frequência difere de bebé para bebé.
Figura 3: Duração do choro nos primeiros meses de vida. Fonte: Barr, 2009.
Um bebé com temperamento fácil é, geralmente, calmo, observador, "bem-humorado", mais lento a reagir e a "começar" a chorar.
Um bebé com temperamento de aquecimento lento tende a ser calmo, com reações pouco marcadas e tem uma adaptação gradual a novas situações.
Um bebé com temperamento difícil é normalmente mais agitado e com um choro mais frequente e, consequentemente, tem uma maior
dificuldade em se acalmar.
3. Os diferentes tipos de choro
O choro é um dos meios que o recém-nascido possui para comunicar, sendo por isso, uma manifestação importante das suas necessidades. O bebé pode chorar por desconforto, cansaço/sono, fome, tédio, dor ou dor tipo cólica.
4. A massagem abdominal
Movimento dos membros inferiores
Técnica "I Love You"
- Esta massagem deve ser realizada com movimentos firmes utilizando dois ou três dedos
1º: para desenhar o "I" começa-se com um movimento do lado direito de cima para baixo
2º : para desenhar o "L" faz-se um movimento transversal da esquerda para a direita e, depois, de cima para baixo do lado direito
3º : para desenhar a letra "U", começa-se com um movimento do lado esquerdo, de baixo para cima (esvaziando a porção inicial do intestino), de seguida, faz-se um movimento transversal da esquerda para a direita (esvaziando a porção transversal) e, por fim, faz-se um movimento do lado direito, de cima para baixo (esvaziando a porção final)
5. Síndrome de cólicas
Também conhecido por Período Purple, este síndrome ocorre a partir do final do dia, entre as 18h e as 24h e é caracterizado por crises de choro excessivo e inconsolável, irritabilidade e agitação.
Surge entre a 2ª e a 3ª semana de vida, sendo que a partir daí vai aumentando de intensidade a cada semana, tendo um pico por volta do primeiro mês e pode manter-se até aos quatro meses de vida.
"O que fazer para acalmar o meu bebé?"
Ativar o seu reflexo de calma através da Técnica dos 5 S's.
A Técnica dos 5 S's
O primeiro S está relacionado com o Swaddling que consiste em envolver o bebé nos seus braços com um cobertor, manta ou lençol.
O segundo S diz respeito à Side Stomach Position que consiste em virar o bebé sobre o seu estômago ou virá-lo de lado sobre a sua anca.
O terceiro S está relacionado com o Sushing que consiste em imitar um ruído monocórdico junto do ouvido do bebé, semelhante àquele ouvido por ele quando no útero materno.
O quarto S está relacionado com o Swinging que consiste em balançar o bebé com movimentos rápidos e curtos, deixando a cabeça sacudir como se esta fosse gelatina.
O quinto, e último, S diz respeito ao Sucking e consiste em proporcionar a sucção na mama, dedo ou chupeta.