Sono - Estimular hábitos na família

1. Sono

2. Criar rotinas para dormir na criança

3. Estratégias

4. Segurança na hora de dormir

1. Sono

Um sono adequado permite:

-> libertação da hormona do crescimento;

-> o cérebro processa todas as novas informações recebidas ao longo do dia;

-> há libertação de endorfinas (hormonas do bem-estar);

-> libertação e ação dos linfócitos (células que protegem o organismo das doenças).

2. Criar rotinas para dormir na criança


Ao criar hábitos e estabelecer rotinas permite que a criança associe as mesmas atividades à hora de ir dormir e assim, este processo será facilitado.

Um dos critérios a ter em consideração para que a rotina seja integrada com sucesso pelo bebé, é a consistência e a persistência dos pais em aplicarem regularmente e diariamente todas as estratégias que incluem as rotinas.

Outro critério a ter em atenção são os tipos de estratégias que podem incluir na rotina para ir dormir do vosso bebé. Essas estratégias são selecionadas e ponderadas pelos pais, tendo em conta a sua disponibilidade, o temperamento da criança e o impacto que determinada estratégia tem em cada bebé. É através de "tentativa erro" que é possível experimentar e perceber se determinada estratégia acalma e relaxa o bebé, preparando-o para ir dormir ou, então se pelo contrário, causa o efeito exatamente oposto, estimulando-o.

3. Estratégias


  • Ler ao bebé uma história todas as noites, antes de dormir. Esta é uma medida que o bebé irá associar à hora de dormir e poderá, mais tarde, estimular o seu hábito e gosto pela leitura.
  • Dar banho ao bebé, uma vez que esta é uma atividade relaxante, pois a água tépida favorece o relaxamento muscular. No entanto, se o banho for estimulante para o bebé, é preferível optar por dar ao início do dia. 



  • Vestir o pijama, que o bebé irá começar a associar à hora de dormir; o trocar a fralda, que o bebé associará ao momento que precede o sono, para além de que, ao ter a pele perineal limpa e seca, o bebé ficará mais confortável; Depois, alimentar o bebé antes de ele dormir, o que fará com que ele aguente mais tempo sem acordar e o relaxa.


É recomendado colocar o bebé no berço sonolento mas ainda acordado para ele começar a adquirir a capacidade de adormecer sem precisar da presença constante dos pais. São sinais de sonolência: o bebé esfregar os olhos com as mãos, bocejar e desviar o olhar.

4. Segurança na hora de dormir


Os bebés desenvolvem capacidades ao longo do tempo, nomeadamente a nível da postura e motricidade fina e global que lhes permite, muitas das vezes, contornar determinadas medidas de segurança já existentes. 

Conseguir levantar a cabeça, sentar-se e conseguir amarrar os objetos são alguns exemplos de capacidades que vão sendo aperfeiçoadas à medida que o bebé cresce.

Assim, é recomendada a observação de todos os elementos que integram o ambiente perto do berço ou cama da criança. É aconselhado, em caso de existir um móbile, colocá-lo a uma altura suficiente  para que a criança não o consiga alcançar e poder levar os objetos à boca ou até mesmo que este caia sobre ela, magoando-a.


Relativamente às janelas, é aconselhado que estas estejam suficientemente afastadas do local onde a criança dorme para esta não conseguir alcançar as cortinas e puxá-las. O mesmo se aplica a aquecedores e tomadas, visto que com a proximidade facilmente a criança coloca lá a mão. 


Para além disto, como a criança já se consegue sentar mas facilmente se desequilibra e rola, é recomendado que as grades da cama possuam resguardos para que quando tombe não se magoe. Estes resguardos devem, contudo, estar muito bem adaptados e amarrados de forma a não caírem e comprometerem a segurança da criança.


Relativamente ao berço ou cama, é fundamental que as patilhas de segurança estejam trancadas, para que a grade não baixe e o bebé ultrapasse as grades; recomenda-se também que o colchão e o estrado estejam no nível mais baixo, para que assim a altura das grades acompanhe o crescimento da criança, mantendo sempre uma altura mínima de segurança de 60 cm e a uma distância entre grades não superior a 6 cm para que o bebé não consiga colocar a cabeça, pernas ou braços entre as mesmas.

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